Reitora da UFMG recebe equipes do DCC campeã e medalha de prata na Maratona de Programação da América Latina

As duas equipes do Departamento de Ciência da Computação (DCC) da UFMG que participaram da Maratona de Programação da América Latina foram recebidas, nesta terça-feira (2), pela reitora da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Sandra Regina Goulart Almeida. Os membros da equipe “teambrbr002”, Emanuel Silva e Kaio Henrique Masse Vieira, que ficaram em primeiro lugar geral, e os membros da equipe “imprima a resposta módulo whatsapp”, Gabriel Costa, Gabriel Ubiratan e Heitor Leite, que conquistaram o sétimo lugar, recebendo a medalha de prata na competição, estavam acompanhados pelo professor do DCC e juiz-chefe do Brasil da Maratona de Programação, Vinícius Fernandes dos Santos.

Durante o encontro, os alunos contaram como foi a disputa e os momentos emocionantes que viveram até o resultado final, inclusive episódios de muita apreensão, como a possibilidade de um dos integrantes do time campeão não conseguir viajar, além da apreensão até o resultado final. “Foi um prazer enorme conhecer os meninos, estamos muito orgulhosos! A UFMG está muito bem representada. Eles passaram por momentos tensos, o Emanuel não conseguiu embarcar junto com os colegas de equipe, chegando próximo ao início da competição. Além disso, aguardar o momento do resultado foi tenso também, descobriram que foram campeões com uma diferença de um minuto. Isso tudo foi muito emocionante! Estamos muito orgulhosos!”, afirmou Sandra.

De acordo com Kaio, serem recebidos pela reitora foi um momento especial. “Fiquei muito feliz com a recepção da nossa reitora, foi especial contar para ela os bastidores da competição e ver o quão ficou alegre com a nossa vitória”, contou. Já o professor Vinícius, enalteceu a equipe e também expressou sua apreensão durante a competição. “Como juízes, fazemos as correções sem saber de quem são, tudo às escuras. Então foi também bastante emocionante para mim o final da prova. Estou muito orgulhoso deles, todos nós estamos. Agora iremos participar do mundial, em setembro, em Astana, no Cazaquistão”, disse orgulhoso.

A Maratona de Programação é parte do International Collegiate Programming Contest, a principal e mais tradicional competição de programação existente, e é promovida no Brasil pela Sociedade Brasileira de Computação. Nela, muito mais do que programação, são desenvolvidos e avaliados os conhecimentos sobre algoritmos e estruturas de dados dos estudantes, além de habilidades de comunicação e cooperação necessárias para a realização da prova, que ocorre em equipe. No DCC, a participação dos estudantes normalmente se inicia em treinos, realizados às sextas-feiras nos laboratórios do departamento e, também, em seletivas realizadas para a escolha dos representantes da instituição na Maratona Mineira de Programação e na Maratona SBC de Programação.