UFMG abre inscrições para o mestrado gratuito em Ciência da Computação

Doutorado em sistema de fluxo contínuo também está com as inscrições abertas

Estão abertas, até o dia 14 de maio, as inscrições para a turma do segundo semestre de mestrado do Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação (PPGCC) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). No total são oferecidas 30 vagas para início no segundo semestre de 2024. Já no doutorado, são oferecidas 40 vagas em fluxo contínuo, com inscrições até 30 de novembro deste ano. Os candidatos, tanto para o mestrado quanto para o doutorado, podem se inscrever de forma gratuita, por meio do link https://ppgcc.dcc.ufmg.br/inscricao-online/, não se esquecendo de ler atentamente o edital disponível no link https://4et.us/sceccp.

Para o mestrado, a seleção é feita em duas etapas, sendo a primeira eliminatória e classificatória, com avaliação do pré-projeto de pesquisa em Ciência da Computação. Os candidatos devem observar as linhas de pesquisa oferecidas pelo Programa, sendo os critérios de análise: Introdução, onde o participante deve demonstrar a capacidade de contextualizar o tema de pesquisa e objetivos, além da aderência do tema às áreas de pesquisa do PPGCC; Referencial teórico, demonstrando conhecimento da linha de pesquisa escolhida e destacando em que pontos a proposta do projeto poderá contribuir na expansão do estado da arte; Metodologia, demonstrando clareza em dar soluções para a linha de pesquisa escolhida;  Cronograma. atestando a execução da proposta ao indicar possíveis disciplinas a cursar e a organização do tempo durante o período de vínculo no curso e, por fim, clareza na redação e capacidade de uso da língua portuguesa. Já a segunda etapa, também classificatória, consiste em duas avaliações: análise da formação acadêmica e do curriculum vitae dos candidatos habilitados na primeira etapa. Os resultados finais serão divulgados em 14 de junho.

Nota máxima desde 2010 pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), órgão do Governo Federal do Brasil, ligado ao Ministério da Educação responsável por esse sistema de avaliação, o PPGCC já formou inúmeros mestres e doutores que atuam tanto em instituições acadêmicas quanto em empresas com evidência nacional e internacional, sendo destaque em suas funções na pesquisa, no ensino, na inovação, no empreendedorismo e na gestão.

O PPGCC é coordenado pelo Departamento de Ciência da Computação (DCC) da UFMG, que por ter o ensino e a pesquisa de excelência, desde a sua criação é classificado pelo CSRankings.org em primeiro lugar na América Latina. Para manter tal qualidade e incentivar os alunos, os estudantes usufruem de: bolsa de estudos; estrutura com mais de 25 laboratórios; corpo docente e estudantes premiados nacional e internacionalmente; projetos de pesquisa ligados à empresas, incluindo bigtechs; incentivo e apoio à participação em congressos nacionais e internacionais, e de pesquisas de inovadoras e multiprofissionais. Além disso, desde 2007, a UFMG é reconhecida pelo Inep como a melhor universidade federal do país, tendo também reconhecimento mundial por diversos rankings internacionais de qualidade no ensino e na pesquisa.

A universidade fica localizada em Belo Horizonte, Minas Gerais, em área de fácil acesso e muito próxima a pontos turísticos, como a Lagoa da Pampulha e o Mineirão. Considerada uma cidade acolhedora e com uma gastronomia ímpar, Belo Horizonte recebeu o selo ouro durante a Connected Smart Cities & Mobility como cidade conectada e inteligente, que proporciona um conjunto de condições que contribuem para uma ótima qualidade de vida.