Estudo aponta pesquisadores do DCC dentre os mais produtivos e de maior impacto na área de Author Name Disambiguation

Em estudo publicado no início de abril, no International Journal on Digital Libraries, os pesquisadores do Laboratório de Banco de Dados(LBD), do Departamento de Ciência da Computação (DCC) da UFMG, coordenados pelos professores Marcos André Gonçalves e Alberto Laender, estão entre os melhores do mundo na subárea de pesquisa de Processamento de Linguagem Natural e Bibliotecas Digitais. De acordo com o artigo, os cientistas do LBD são o segundo mais produtivo e de maior impacto no mundo na área de Author Name Disambiguation, uma subárea de reconhecimento de entidades em repositórios bibliográficos, atrás apenas da Universidade de Illinois, nos EUA.

Segundo os autores, o artigo apresentou uma revisão de literatura utilizando a teoria da abordagem meta-analítica consolidada com WoS, Scopus e repositórios bibliográficos mesclados. “Uma taxonomia foi utilizada para classificar os métodos AND nos trabalhos revisados. Com as leis bibliométricas de análise foi possível apresentar os artigos mais citados, autores, países, organizações, áreas de conhecimento, periódicos que mais publicam documentos e a frequência das palavras-chave, destacando a evolução do AND de 2003 a 2022”, explicaram.

Ainda segundo os autores, com o estudo pode-se chegar à conclusão de que a área de conhecimento Ciência da Computação apresenta a maior contribuição em AND com 34%, seguida por Ciências Sociais (≈14%) e Engenharias (≈11%) que juntas correspondem a mais da metade de o total de obras. “Considerando o número de citações nas bases de dados mescladas (WoS e Scopus), os EUA lideram com 1.337 citações de documentos, o Brasil com 510, e a China com 311, reforçado pelas organizações que publicam regularmente com mais de 20 citações incluindo os norte-americanos e brasileiros. Considerando a fusão das bases de dados WoS e Scopus, descobrimos que organizações norte-americanas e brasileiras publicam regularmente com bons índices de citação de documentos. Verificamos que a maioria das publicações é feita de forma conjunta no Brasil. O Departamento de Ciência da Computação da Universidade Federal de Minas Gerais e o Departamento de Computação da Universidade Federal de Ouro Preto . Essas duas organizações possuem 18 publicações e 682 citações”, contaram.

Ainda segundo os autores do estudo, o autor com maior número de documentos da base de dados WoS foi Jinseok Kim (12). No entanto, os resultados da Scopus e das bases de dados fundidas mostraram que Marcos André Gonçalves foi o autor com maior número de documentos (13). Este autor foi o mais citado na base de dados WoS (305)”, concluíram.
Leia o artigo completo: https://link.springer.com/journal/799