Ranking Research.com aponta que professores do DCC estão entre os melhores cientistas em Ciência da Computação do Brasil

O ranking Research.com, um portal de pesquisa para cientistas, apontou 14 professores do Departamento de Ciência da Computação (DCC) da UFMG entre os 52 melhores cientistas da Computação do Brasil. De acordo com o portal, a 10ª edição do ranking Research.com dos melhores cientistas na área de Ciência da Computação conta com dados derivados de várias fontes de dados, incluindo OpenAlex e CrossRef. Os dados bibliométricos para estimar as métricas baseadas em citações foram adquiridos em 21-11-2023. A posição no ranking é baseada no D-index de um acadêmico (Discipline H-index), que inclui exclusivamente artigos e dados de citações para uma disciplina examinada.

Segundo o portal, a classificação dos melhores acadêmicos do Research.com é uma linha confiável de acadêmicos líderes da área de Ciência da Computação, criada por meio de um exame minucioso de 166.880 acadêmicos determinados a partir de uma variedade de fontes de dados bibliométricos. Para a área de Ciência da Computação, foram analisados ​​27.337 estudiosos.

Ainda segundo o portal, são utilizadas diversas práticas de verificação adicionais, para que, assim, garanta que apenas pesquisadores reais sejam incluídos no ranking. Como nosso principal objetivo é garantir que apenas pesquisadores reais sejam incluídos em nosso ranking, acreditamos que as métricas nunca devem ser um meio completo para avaliar a produção dos pesquisadores. É por isso que verificamos manualmente cada perfil e o correlacionamos com publicações em uma ampla variedade de fontes confiáveis. Mesmo que não seja um elemento que defina a posição de um pesquisador no ranking do Research.com, a quantidade de artigos publicados nas principais revistas e anais de conferências deve ser um sinal secundário confiável de sua contribuição para a pesquisa em um campo de estudo específico. A posição no ranking é baseada no D-index de cada acadêmico de acordo com as informações coletadas do OpenAlex e CrossRef, que são os bancos de dados bibliométricos mais confiáveis ​​e bem estabelecidos desse tipo acessíveis à comunidade de pesquisa”, afirmou.

Ainda segundo o portal, o Brasil ocupa o 24º lugar no mundo com os melhores pesquisadores e a UFMG é destaque no Brasil no que diz respeito à Ciência da Computação. “No que diz respeito às instituições, a afiliação com maior número de acadêmicos de destaque no Brasil é a Universidade Federal de Minas Gerais, com 14 pesquisadores afiliados figurando no ranking de Ciência da Computação da Research.com. Em seguida vem a Pontifícia Universidade Católica do Paraná com 7 cientistas. Em terceiro lugar está a Universidade Federal de Minas Gerais com 6 bolsistas”, relatou.

Foram destaque no DCC/UFMG, os professores Antonio A. F. Loureiro, em segundo lugar, com um índice D de 64, e Virgílio Almeida, com o quarto lugar e índice D de 63. Também fazem parte dessa seleta lista, os professores Wagner Meira Júnior (6º lugar – índice D 56); Marcos André Gonçalves (10º lugar – índice D 53); Fabrício Benevenuto (14º lugar – índice D 50); Jussara M. Almeida (15º lugar – índice D 49); Marco Tulio Valente (25º lugar – ínidice D 39) ; Alberto H. F. Laender (27º lugar – índice D 38); Nívio Ziviani (34º lugar – índice D 36); Willian Robson Schwartz (35º lugar – índice D 35); Mario F. M. Campos (36º lugar – índice D 35); Berthier Ribeiro-Neto (39º lugar – índice D 34); Frederico G. Guimarães (45º lugar – índice D 33) e Luiz Filipe M Vieira (50º lugar – índice D 31).Para mais detalhes do ranking acesse o site https://research.com/scientists-rankings/computer-science/br