Artigo do aluno Léon Frenot, orientado pelo professor Fernando Quintão, é premiado em Conferência Internacional

O estudante da École Normale Supérieure de Lyon, na França, Léon Frenot, sob orientação do professor do Departamento de Ciência da Computação (DCC) da UFMG, Fernando Quintão, ganhou o prêmio de melhor artigo na Conferência Internacional de Compiladores (CC 2024), com o trabalho “Reducing the Overhead of Exact Profiling by Reusing Affine Variables”, feito por Léon enquanto estava departamento em intercâmbio por no ano passado.

Segundo Fernando, o artigo descreve uma abordagem para reduzir o custo computacional de uma operação chamada ‘profiling’. “O profiling de um programa conta quantas vezes cada parte daquele programa foi executada. Profiling é muito importante para permitir que compiladores gerem código mais eficiente, pois com as informações de execução o computador pode melhorar o código que executa mais vezes. Um profiling é feito via a inserção de variáveis especiais no programa: os contadores de execução. Existe um algoritmo que insere o número mínimo de contadores, feito por Donald Knuth em 1973. Nosso artigo mostrou que é possível remover alguns desses contadores, substituindo-os por variáveis que já estão no programa”, explicou.

Para ler o artigo completo acesse: https://homepages.dcc.ufmg.br/~fernando/publications/papers/CC24_Frenot.pdf