“O que aprendi é que automotivação e ter garra são os maiores condutores de sucesso”, afirma ex-aluno do DCC

Ex-aluno do mestrado e do doutorado no Departamento de Ciência da Computação (DCC) da UFMG, Héctor Azpúrua, permaneceu no departamento por quase dez anos, iniciando a jornada em 2013 e finalizando neste ano. Nesse período, foi orientado pelos professores Douglas Guimarães Macharet e Mario Fernando Montenegro Campos, sendo seus projetos relacionados principalmente com robótica móvel e inteligência artificial. De acordo com o ex-aluno, a qualidade do ensino, tanto dos professores como dos alunos é excelente, sem nada a invejar para os países do primeiro mundo, o que muito o influenciou. “Essa excelência acadêmica me influenciou muito e a vontade de fazer as coisas com grande rigor e qualidade é algo que levarei comigo para sempre em tudo o que faço. Estudar em uma universidade pública, de graça e com a existência de bolsas de estudo, me permitiu me dedicar plenamente aos estudos e foi muito marcante. Fui bolsista por alguns anos e achei incrível. Isso é algo que dificilmente existe em outros lugares do mundo” disse.

Héctor fez a graduação fora do país, mas, acredita que sua “alma mater” seja o DCC e a UFMG. “Aprendi muito nesses anos no departamento, em um ambiente que me permitiu crescer e me desenvolver, tanto profissional como pessoalmente. O DCC foi a minha principal escola na ciência. Acredito que não seria a mesma pessoa sem ter passado pelo departamento. Claramente as oportunidades que tive, estando dentro da UFMG, foram únicas e incríveis para a época. Consegui trabalhar como pesquisador de robótica, competir em disputas nacionais e internacionais, publicar, viajar e conhecer vários lugares e pessoas. Tudo isso me fez uma pessoa mais completa, profissionalmente falando. Além disso, fiz uma grande quantidade de amigos no departamento e, principalmente, aprendi a fazer pesquisa de qualidade. Acredito que seria muito difícil estar onde estou se não fosse a minha passagem pelo DCC/UFMG. O ferramental técnico e científico que uso no meu dia a dia laboral foi em grande parte adquirido no departamento”, afirmou. Héctor trabalha na Meta (Facebook), no Reino Unido, como Engenheiro de Machine Learning.

Durante os estudos, o ex-aluno trazia a marmita de casa para o almoço e, segundo ele, logo que entrou no DCC só existia a copa dos funcionários e professores e não havia um microondas disponível para os estudantes usarem. “Na lanchonete do ICEx cobravam uma taxa por esquentar a comida. Como eu sempre levava minhas marmitas de casa, fiz amizade com os funcionários do DCC e por muito tempo tive o costume de almoçar com eles na lanchonete privada dos funcionários. Obrigado por me deixar esquentar as minhas marmitas lá, foi uma ajuda e tanto!”, contou agradecido.

Para Azpúrua, às vezes as coisas que parecem extremamente difíceis e impossíveis se tornam ao teu alcance com o fruto do teu esforço contínuo e dedicação. “Foi maravilhoso o período que estive no DCC/UFMG, muito difícil, mas maravilhoso. Por isso, caso queira entrar ou já esteja no departamento, não desista, saiba que é sempre um passo por vez! Como dizia Babe Ruth: “Não tem como ganhar de alguém que nunca desiste”. O que aprendi é que automotivação e ter garra são os maiores condutores de sucesso, muito mais que status, inteligência ou sorte”, concluiu.

De acordo com o professor Douglas, o primeiro contato com o Héctor foi como coorientador no mestrado e, posteriormente, orientador no doutorado. “O Héctor é uma pessoa de muito fácil convívio e que se dava bem com todos no Laboratório. Sempre disposto a ajudar e colaborar, não era raro encontrá-lo envolvido nas mais diversas atividades, seja verificando o código de outro aluno ou auxiliando na configuração dos servidores do Laboratório. Extremamente comprometido e dedicado, não poupa esforços para desenvolver a pesquisa da melhor forma possível. Tanto no mestrado quanto no doutorado sempre teve um foco mais em pesquisa aplicada, o que acaba demandando um grande tempo para realização de experimentos reais, o que ele sempre fez com muita diligência. Durante sua pós-graduação, Héctor conseguiu publicar artigos nas principais conferências e periódicos da área de Robótica. Na última semana, tivemos a grata notícia de sua tese ser selecionada como a melhor do Brasil no último ano na área de Robótica. Reconhecimento merecido por todo esforço e dedicação ao longo desses anos”, disse orgulhoso.

Saiba mais sobre o Héctor em seu Linkedin

Veja a série completa.