“Aproveitem ao máximo as oportunidades que são oferecidas no DCC/UFMG, pois elas fazem a diferença”, afirma ex-aluno

Hudson Silva Borges, entrou no Departamento de Ciência da Computação da Universidade Federal de Minas Gerais (DCC/UFMG) em 2012, logo após graduar-se em Sistemas de Informação na Universidade Federal de Lavras (UFLA). Naquela época, Hudson havia sido aprovado também na Universidade Federal do Rio de Janeiro, mas optou pelo DCC/UFMG por ter conhecimento de que era um dos grandes centros de pesquisa do Brasil, além de também ser mineiro. Aprovado no mestrado, o ex-aluno queria seguir a carreira na indústria, mas acabou também fazendo o doutorado e permanecendo no Departamento até 2018, quando finalizou o curso. Orientado pelo professor Marco Tulio Valente, tanto no mestrado quanto no doutorado, Hudson guarda enorme gratidão pelo docente. “Tenho grande gratidão pelo professor até hoje, sua disponibilidade em me orientar foi um dos grandes motivadores para que eu fizesse o doutorado também”, contou grato.

O ex-estudante guarda muitas lembranças boas da época em que estudava no DCC/UFMG e, segundo ele, o que mais o marcou foram as pessoas. “Durante todo período em que estive no Departamento, conheci muitas pessoas interessantes e importantes. Primeiramente os professores, pela experiência e atuação na formação dos profissionais. Também conheci diversos colegas, que carrego como amigos até hoje. Além de todos da secretaria do PPGCC, que são pessoas incríveis e me deram grande apoio. O DCC representou uma oportunidade e um agente importante para construção do que sou hoje”, falou saudoso.

Para Hudson, o DCC/UFMG trouxe diversas oportunidades, que conseguiu aproveitar ao longo do tempo. Além disso,  possibilitou que conhecesse vários pesquisadores no Brasil e no mundo, o que o auxiliou para se capacitar e chegar onde se encontra atualmente. “O DCC me possibilitou crescer profissionalmente, bem mais rápido que outros meios. Não tenho certeza de onde estaria, mas tenho a certeza de que não seria em uma universidade como professor e pesquisador. Atualmente sou professor da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), onde ingressei em 2019, antes disso, ainda durante o doutorado, fui professor substituto na UFLA”, relatou.

Logo quando entrou no DCC/UFMG, no primeiro dia de aula e na disciplina de Projeto e Análise de Algoritmos, Hudson tomou um susto. Os professores da disciplina entraram na sala e anunciaram um “teste”, o que pegou a maioria de surpresa embora não tivesse peso avaliativo. “Já nesse momento percebi da responsabilidade que era estar ali e me atentei que sempre deveria estar preparado para qualquer surpresa. Para quem quer entrar, eu diria que o DCC/UFMG possui um ambiente muito bom e profissionais de excelência para guiá-los. Para quem já está no Departamento, eu diria para aproveitarem ao máximo as oportunidades que são oferecidas, pois elas fazem a diferença”, afirmou.

Para o professor Marco Tulio, o Hudson sempre foi muito comprometido e preocupado com os cursos. E, também, sempre foi um excelente desenvolvedor, conhecendo e dominando uma grande variedade de linguagens, ferramentas e APIs. “Costumo comentar com ele, por exemplo, que poucas pessoas, excetuando-se aquelas que trabalham na empresa, devem conhecer as APIs do GitHub tão bem quanto ele. No doutorado, ele se dispôs a trabalhar com um tema novo, envolvendo um amplo e profundo estudo sobre a popularidade de sistemas open-source. E ele foi muito bem sucedido nessa missão. As duas principais publicações do Hudson no doutorado já caminham para ser, por exemplo, as minhas publicações com o maior número de citações”, disse orgulhoso.

Veja a série completa.