Aluna da ESIGELEC, na França, faz intercâmbio no DCC/UFMG

A estudante de Ciência de Dados, Jédielle Hounsonlon, da ESIGELEC – École D’ingénieurs-es Génénieurs-es, na França, está em intercâmbio no Departamento de Ciência da Computação (DCC) da UFMG, onde ficará por um mês e meio. O intercâmbio é promovido pela ESIGELEC, como parte da atividade de Verão, para que os alunos possam conhecer e vivenciar o dia a dia de universidades de excelência na área e em outro país.

Recebida no Laboratório de Nanotecnologia Computacional e Nanocomputação (NanoComp) do DCC/UFMG, coordenado pelo professor Omar Paranaiba Vilela Neto, a aluna apresentou para os estudantes sua cidade, costumes e experiências como estudante. Para o professor Omar, estes intercâmbios somam muito aos estudos dos alunos, que têm a oportunidade não só de conhecer outra cultura, como as pesquisas desenvolvidas em outros países. “Estamos muito felizes com a visita da Jédielle, não só ela irá aprender como nós também. Essa troca de experiências só agrega ao crescimento dos estudantes, tanto pessoalmente como profissionalmente”, garantiu.

Nascida em Cotonou, a maior cidade de Benim, região ocidental da África, Jédielle estuda há dois anos na França e é fascinada pela revolução digital que o mundo já está vivenciando e pensa sempre em estar envolvida diretamente nesta revolução. “A informação pode ser uma arma letal do século 21 e quem a controla detém o poder. Minha curiosidade e interesse por avanços digitais me levaram a um ciclo de engenharia com opção de Big Data. O objetivo é participar dessa revolução digital que o mundo vivenciará colocando minhas habilidades em primeiro plano”, afirmou.

Da esquerda para direita, em pé, temos: Omar, Jédielle, Poliana e Gabriel. Agachado estão, da esquerda para a direita são: João Vitor, Lucas e Guilherme.