O trabalho de doutorado de Washington Cunha, defendido no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação (PPGCC) da UFMG, foi eleito a Melhor Tese de Ciência de Dados do Brasil no Concurso de Teses e Dissertações do Simpósio Brasileiro de Bancos de Dados (SBBD), o mais importante evento nacional da área.
Desenvolvida no Laboratório de Banco de Dados (LBD) e no âmbito do INCT TILDIAR, a pesquisa foi orientada pelos professores Marcos André Gonçalves. do Departamento de Ciência da Computação (DCC/UFMG) e Leonardo Rocha (UFSJ).
A tese propõe novas soluções de engenharia de dados voltadas para uma Inteligência Artificial Responsável e Sustentável, alcançando expressivos resultados: redução de custos, aumento de eficiência e diminuição das emissões de carbono — tudo isso mantendo a mesma efetividade das abordagens tradicionais.
Alinhado aos Grandes Desafios da Computação 2024/2025, o trabalho de Washington vai na contramão da chamada “Lei do Mais” — mais energia, mais recursos computacionais, mais investimento — e mostra que é possível “fazer mais com menos” no desenvolvimento de sistemas de IA, sem comprometer qualidade ou desempenho.
A conquista reafirma o protagonismo do DCC na formação de pesquisadores de excelência e no avanço da ciência e tecnologia com impacto real para a sociedade.