Acesse o Portal do Governo Brasileiro   
 
 
 
DCC
 
O PROGRAMA CURSOS SELEÇÃO PESSOAS PESQUISA NOTÍCIAS E EVENTOS ALUNOS FALE CONOSCO
   
TÍTULO DA SEÇÃO
Página Inicial
Processo de seleção
Inscrição online
Formulários
Bolsas de estudo
POSCOMP
Regulamento
Disciplinas
Resultado

Processo seletivo


 

PROCESSO SELETIVO - FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO VIA WEB

Processos seletivo abertos

-> Doutorado - Fluxo Contínuo 2017 - Até 28/10/2017
-> Mestrado - 1o. semestre 2018 - Até 17/11/2017

Atenção: Sua admissão requer o preenchimento correto e completo dos itens que se seguem

(*) Campos com preenchimento obrigatório

NÃO DIGITE CARACTERES ESPECIAIS, ISTO É, EM TODOS OS CAMPOS UTILIZE APENAS OS CARACTERES 'PADRÃO' DO ALFABETO (A..Z, 1..9, espaço, etc.)

IMPORTANTE: Você deverá informar o NOME, INSTITUIÇÃO E E-MAIL
INSTITUCIONAL dos professores que irão fornecer as suas cartas de
recomendação. Assim, tenha isto em mãos antes de iniciar o
processo de inscrição.


1.Nível Pretendido e ações afirmativas *
Selecione a sua opção de nível de estudos

 
2.Dados Pessoais do Candidato
Nacionalidade: *
País de nascimento: *
Nome:*
CPF/Passaporte* (dígitos)
Sexo*
Filiação
Pai
Mãe
Nascimento
Local (cidade)*
 
Estado*
Data* (dd/mm/aaaa)

Ex: 20/05/1966
Documento de Identidade
Tipo*
Numero*

Orgão Expedidor*

 
Data de Expedição* (dd/mm/aaaa)

Ex: 20/05/1966
Titulo de Eleitor
Numero*
Zona*
Seção*
Documento Militar
Tipo
Número
Região
Endereço
Logradouro, complemento *

Ex: Avenida 4, nº 121 apto 102
Bairro*
CEP* (somente dígitos)
Cidade/Estado*
Telefone Fixo*
Telefone Celular
Fax
E-Mail*
 
3.Formação Acadêmica
 
Graduação
Curso*
Instituição*
Ano de Início*
Ano de Conclusão*
Cidade *
Estado/país *
Especialização
Curso
Instituição
Ano de Início
Ano de Conclusão
Cidade
Estado/país
Mestrado
Curso
Instituição
Ano de Início
Ano de Conclusão
Cidade
Estado/país
Doutorado
Curso
Instituição
Ano de Início
Ano de Conclusão
Cidade
Estado/país
 
 
4. Possíveis Áreas de Interesse *
 
O Curso procura selecionar os melhores alunos levando em conta o potencial e a capacidade de orientação de seus professores. Os candidatos ao doutorado devem ter área de pesquisa e indicação de orientador já definidos no projeto de tese a ser anexado, mas os candidatos ao mestrado podem eventualmente adiar a escolha da área de interesse para desenvolvimento da dissertação. Marque abaixo a opção que melhor se enquadra em seus interesses de estudo e pesquisa, deixando para escrever eventuais detalhes nos itens "Plano de Curso" ou "Outras Informações Relevantes".
Sistemas de Computação. Essa linha de pesquisa envolve os diversos temas ligados à grande área de Sistemas de Computação, incluindo Redes de Computadores, Arquitetura de Computadores, Computação Ubíqua e Redes de Sensores, Análise e Modelagem de Desempenho, Redes Complexas, Computação Paralela e Segurança da Informação.
Engenharia de Software e Linguagens de Programação. Esta linha de pesquisa trata de metodologias de análise e projeto de software, técnicas de medidas de software, gerência de projetos, e interação humano-computador. Visa também o estudo de novas técnicas e ferramentas para assistir o projeto, definição e implementação de linguagens de programação.
Gerenciamento de Dados e Informações. Esta linha de pesquisa trabalha com diversos temas relacionados ao Gerenciamento de Dados e Informações, incluindo Bancos de Dados, Recuperação de Informação, Bibliotecas Digitais, Sistemas de Informação para Web, entre outros (Bioinformática).
Robótica, Visão Computacional, Processamento Gráfico. Essa linha de pesquisa envolve diversos temas ligados à Robótica (planejamento de trajetórias, localização e mapeamento, robótica aérea, robótica cooperativa, etc) e também temas ligados a Visão Computacional e Processamento Gráfico em geral, incluindo processamento digital de imagens, computação gráfica e visualização de dados.
Inteligência Artificial. Essa linha de pesquisa engloba desde temas relacionados à IA Clássica, como lógica e prova de teoremas, a temas relacionados à IA Moderna, incluindo agentes inteligentes, aprendizado de máquina, métodos evolutivos e probabilísticos.
Otimização. Esta linha de pesquisa visa identificar metodologias capazes de se aplicarem com sucesso a sistemas complexos. Estudo de modelos, algoritmos e ferramentas matemático-computacionais relativos à maximização de uma função objetivo sujeita a um conjunto de restrições.
Teoria. Essa linha de pesquisa está relacionada aos fundamentos teóricos da computação. Entre os temas trabalhados estão Teoria dos Grafos, Criptografia, Verificação Formal e Teoria de Linguagens. 
Prefiro escolher meu tema de dissertação de mestrado durante o primeiro ano de Curso.
 
5. Regime de Dedicação ao Curso *
 
O Curso espera de cada aluno um nível de dedicação que viabilize sua formação no prazo de 20 meses para o mestrado ou de 42 meses para o doutorado. A dedicação em tempo integral é desejável, mas o Curso admite também alunos com projetos relevantes a serem executados em regime de dedicação parcial. A admissão de um aluno com regime de estudos em tempo parcial requer evidências de que ele terá condições para a realização de seus estudos ou, preferencialmente, o compromisso explícito do empregador com a formação do aluno. Marque abaixo sua opção de regime de dedicação ao Curso:
Regime de estudos em tempo integral.
Regime de estudos em tempo parcial.
 
6. Vínculo Empregatício *
 
Marque abaixo a sua situação em termos de vínculo empregatício durante a realização do Curso:
Não pretendo manter vínculo de emprego durante a realização do Curso.
Pretendo manter meu emprego, com autorização de meu empregador para estudar em regime de tempo integral.
Pretendo manter meu emprego, entendendo que terei a necessária disponibilidade para estudar com dedicação em tempo parcial.
 
7. Interesse em Bolsa de Estudo *
 
A maioria da bolsas de estudo disponíveis são atribuídas pelo Curso, mas há alunos que conseguem diretamente bolsas oriundas de fontes alternativas, como é o exemplo de doutorandos vinculados a instituições que participam do Programa de Qualificação Institucional (PQI) da CAPES. Todas as bolsas de estudos são concedidas a alunos com dedicação em tempo integral. Apesar de algumas exceções como o caso do PQI, a maioria das bolsas não pode ser concedida a alunos que mantenham vínculo empregatício. Marque abaixo sua situação em termos de bolsa de estudos:
Pretendo estudar sem bolsa de estudos.
No momento tenho condições de estudar sem bolsa de estudos, mas não descarto a hipótese de pleitear uma bolsa no futuro.
Atendo às condições requeridas e considero IMPRESCINDÍVEL ter uma bolsa atribuída pelo Curso para viabilizar meus estudos.
Conto com uma bolsa de estudos proveniente de fonte alternativa. Nesse caso, completar os dados pedidos a seguir:
    PQI (instituição) :
    Outra (especificar) :
 
8. Experiência Profissional
 
Informe seu emprego atual ou seu último emprego:
Empresa/Instituição
Local
Cargo / Função
Data de Admissão
(dd/mm/aaaa)


Ex: 20/05/1966
Data de Demissão
(dd/mm/aaaa)

Ex: 20/05/1966
 
9. Experiência de Pesquisa ou Iniciação Científica
 
Descreva a seguir sua eventual experiência de pesquisa ou iniciação científica, indicando instituição acolhedora, órgão financiador, orientador ou equipe, principal tema de pesquisa e resultados alcançados (máximo de 1500 caracteres).


Caracteres restantes
 
10. Experiência de Estágios e Profissional
 
Descreva a seguir sua eventual experiência de estágio e profissional, indicando a instituição, empresa, principais experiências, resultados alcançados (máximo de 1500 caracteres).


Caracteres restantes
 
11. Conhecimento de Inglês e Outras Línguas Estrangeiras *
 
Em acordo com normas gerais de pós-graduação da UFMG, a admissão de qualquer aluno requer conhecimentos básicos da língua inglesa. A expectativa é de um domínio satisfatório de Inglês por parte de todo aluno formado em nível de pós-graduação, esperando-se ainda que todo doutor tenha domínio de alguma outra língua estrangeira. Anexe certificados de testes realizados ou certificados de cursos emitidos por instituições credenciadas relativos a seu conhecimento de línguas estrangeiras e marque a seguir a situação em que você se enquadra especificamente com respeito ao domínio da língua inglesa:
Leio, escrevo e falo Inglês com fluência.
Leio e escrevo razoavelmente, mas pretendo melhorar minha capacidade de conversação e redação na língua.
Tenho conhecimentos básicos de leitura e escrita da língua.
 
12. Outras Informações Relevantes
 
Experiência de ensino ou monitoria, apresentação de trabalhos em congressos e publicações de artigos científicos são exemplos de atividades relevantes para a formação em nível de pós-graduação. Deixando os detalhes para seu Curriculum Vitae, a ser anexado, resuma a seguir sua experiência em atividades dessa natureza, e acrescente eventualmente outros dados que você julgar relevantes para sua candidatura ao Curso (máximo de 1500 caracteres).

Caracteres restantes
 
13. Plano de Curso (somente candidados ao mestrado)
 
Descreva sucintamente os seus objetivos no Curso. Procure responder porque deseja cursar pós-graduacao e qual e sua área de interesse em Computação. Caracterize o trabalho que pretende desenvolver como dissertação e seu conhecimento sobre o tema. Relacione também algumas disciplinas que voce julga importantes para seu plano de estudos (máximo de 4500 caracteres).

Caracteres restantes
 
14. Notas no POSCOMP e nota média da graduação e do mestrado
 
 
Notas obtidas no POSCOMP (até um máximo de 4 edições)
Ano
MAT
(inteiro)
FUN
(inteiro)
TEC
(inteiro)
Nota média
(inteiro ou decimal)


Nota média da graduação (em 100 pontos), conforme histórico escolar
(inteiro ou decimal)

Nota média do mestrado (em 100 pontos), conforme histórico escolar
(inteiro ou decimal) (somente candidados ao doutorado)

 
15. Cartas de recomendação
 
Informe aqui o nome, instituição e e-mail institucional de dois professores que irão submeter sua carta de recomendação ao PPGCC. Você será notificado via e-mail quando isto ocorrer.
 
Carta de recomendação 1:
Nome do professor que irá recomendá-lo
Instituição
E-mail institucional
Carta de recomendação 2:
Nome do professor que irá recomendá-lo
Instituição
E-mail institucional
 
16. Carta de apresentação (* somente candidatos ao doutorado)
 
Informe aqui o seu orientador pretendido no PPGCC.
 
 

Certifico que as informações acima estão corretas, e que minha inscrição
só será efetivada após o recebimento e conferência pela secretaria do curso e da documentação exigida, conforme consta em edital.

 
 
 
DCC
Av. Antônio Carlos 6627 - Pampulha
Prédio do ICEx - Anexo U - sala 5309
Belo Horizonte - Minas Gerais - Brasil
CEP: 31270-010
Telefone: (31) 3409-5860 Fax: (31) 3409-5858