Pesquisadores do DCC/UFMG e da UFSJ conquistam destaque no SBBD 2025

Pesquisadores do Departamento de Ciência da Computação da UFMG (DCC/UFMG) e da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) participaram com uma das maiores delegações do Simpósio Brasileiro de Banco de Dados (SBBD 2025), realizado entre 29 de setembro e 2 de outubro. A equipe contou com três docentes e cerca de dez estudantes de graduação, mestrado e doutorado, parceiros no Laboratório de Banco de Dados e no INCT TILDIAR.

O grupo contribuiu em diversas frentes: apresentação de artigos completos e curtos, tutoriais, trabalhos de divulgação científica e organização de workshops, incluindo o 1º Workshop RALI do INCT TILDIAR. Um dos destaques foi a apresentação da tese vencedora do 1º lugar no Concurso de Teses e Dissertações do SBBD, na categoria doutorado. O evento também contou com a presença de um keynote internacional convidado pelo laboratório.

Durante o congresso, foi anunciado que o professor do DCC, Marcos André Gonçalves, será o pesquisador homenageado na edição de 2026 do evento, em reconhecimento à sua trajetória acadêmica e profissional. A honraria, uma das maiores concedidas pela SBC na área de Banco de Dados, o consolida como referência no cenário científico.

“Estou muito surpreso e honrado por ter sido escolhido como Pesquisador Homenageado para a edição de 2026 do SBBD – o maior simpósio de Ciência de Dados do país. Essa homenagem da comunidade científica brasileira é motivo de grande orgulho e gratidão. Agradeço imensamente a todos(as) os(as) colegas, estudantes e parceiros(as) que fazem parte dessa trajetória”, afirmou, emocionado.

O pesquisador Washington Cunha, doutor pelo Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação (PPGCC) da UFMG, orientado pelo professor do DCC Marcos André Gonçalves e coorientado pelo professor Leonardo Rocha (UFSJ), recebeu o prêmio de melhor tese no Concurso de Teses e Dissertações em Banco de Dados (CTDBD). Sua tese, intitulada “A Comprehensive Exploitation of Instance Selection Methods for Automatic Text Classification”, propõe avanços em engenharia de dados e aprendizado de máquina, com foco em tornar o treinamento de Grandes Modelos de Linguagem (LLMs) mais eficiente, efetivo e sustentável.

Segundo os organizadores, o SBBD é o principal evento em Ciência de Dados e Big Data da América Latina. Promovido pela Comissão Especial de Bancos de Dados (CEBD) da SBC, nesta edição o simpósio foi realizado em conjunto com outros eventos importantes na área de Inteligência Artificial, Aprendizagem de Máquina e Ciência de Dados: BRACIS (35ª edição), KDMiLe (13ª edição), ENIAC (22ª edição) e STIL (16ª edição).

Acesso por PERFIL

Ir para o conteúdo