Ex-aluno do DCC recebe menção honrosa no Prêmio Maria Carolina Monard de Teses de Doutorado em Computação

O pesquisador Washington Luiz Miranda da Cunha, que realizou seu doutorado no Departamento de Ciência da Computação (DCC) da UFMG sob orientação do professor Marcos André Gonçalves e coorientação do professor da Universidade Federal de São João Del Rei, Leonardo Chaves Dutra da Rocha, recebeu menção honrosa na edição 2025 do Prêmio Maria Carolina Monard de Teses de Doutorado em Computação, na área de Inteligência Artificial.

Promovido pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação. Ensino, Graduação, Pós-Graduação, Pesquisa, Cultura e Extensão da Universidade de São Paulo (ICMC-USP), o prêmio reconhece anualmente trabalhos de excelência defendidos no Brasil. Nesta edição, a comissão julgadora avaliou oito teses, considerando critérios como originalidade, relevância e impacto, rigor metodológico, qualidade da redação e organização, além das publicações resultantes e do desempenho acadêmico dos candidatos.

O trabalho de Washington se destacou pelas contribuições relevantes para a área de Inteligência Artificial, com foco na seleção de instâncias no domínio de classificação de textos. Sua pesquisa propõe uma abordagem inovadora que combina redução, eficiência e eficácia, visando gerar impacto positivo em aplicações práticas.

A tese resultou em publicações em periódicos de alto impacto e recebeu elogios da comissão pela qualidade técnica e pela clareza na redação. Para o professor Marcos André Gonçalves, orientador da pesquisa, a menção honrosa é um reconhecimento não apenas da dedicação do aluno, mas também da relevância do tema para a comunidade científica e para aplicações reais.

Acesso por PERFIL

Ir para o conteúdo