Doutor pelo PPGCC da UFMG é premiado por sua tese no CBSoft 2025

O professor Lucas Vegi, atualmente docente do Departamento de Informática (DPI) da Universidade Federal de Viçosa (UFV), e doutor pelo Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação (PPGCC) da UFMG, foi o grande vencedor da categoria de teses de doutorado no VI Concurso de Teses e Dissertações em Engenharia de Software (CTD-ES), realizado durante a 16ª edição do Congresso Brasileiro de Software: Teoria e Prática (CBSoft), que aconteceu presencialmente entre os dias 22 e 26 de setembro de 2025 em Recife-PE.

O trabalho premiado, intitulado “Code Smells and Refactorings for Elixir”, foi desenvolvido durante o doutorado de Vegi no Departamento de Ciência da Computação (DCC) da UFMG, sob orientação do professor do departamento, Marco Túlio Valente.

A pesquisa se destacou por sua relevância prática para a indústria de software, pelo impacto das publicações científicas decorrentes do estudo e pelo caráter pioneiro na área de Engenharia de Software. Além disso, o trabalho já apresenta desdobramentos acadêmicos e profissionais significativos.

O desenvolvimento da tese contou com apoio financeiro das empresas Finbits, Dashbit e Rebase, que colaboraram para viabilizar a pesquisa e fomentaram a parceria entre academia e indústria.

Acesso por PERFIL

Ir para o conteúdo