Nos dias 2 e 3 de setembro, o Departamento de Ciência da Computação (DCC) da UFMG recebe a quarta edição do FAME: Football Analytics Modeling & Experience, evento que se consolida como referência no Brasil na área de Football Analytics. As inscrições têm o valor simbólico de R$ 10,00, que será revertido para uma instituição de caridade.
Organizado pelo Sports Analytics Lab (SALab), laboratório do DCC, em parceria com a Gemini Sports, a Gradient Sports (antiga PFF-FC) e clubes de futebol, o FAME 25 reúne pesquisadores, estudantes e profissionais do setor esportivo para discutir a aplicação da ciência de dados no futebol. A programação inclui palestras, painéis e a apresentação de trabalhos submetidos, promovendo um ambiente único de troca de experiências entre a academia e o mercado.
A abertura acontece no dia 2 de setembro com um workshop hands-on gratuito, voltado a iniciantes interessados em explorar a aplicação de modelos estatísticos no esporte. Os participantes terão a oportunidade de aprender e construir, na prática, um modelo de xG (Expected Goals).
Já no dia 3 de setembro, o evento contará com palestras de profissionais de clubes como Flamengo, Fortaleza, Botafogo, Cruzeiro, entre outros, além de debates sobre os desafios e tendências da análise de desempenho baseada em dados no cenário brasileiro.
O FAME se propõe a ser um espaço para gerar conhecimento, fortalecer conexões e acompanhar a evolução do uso da tecnologia no futebol.
EVENTO PRESENCIAL, não haverá transmissão.
Local: CAD 3, auditórios 101 e 102 – UFMG – Campus Pampulha, Belo Horizonte
Inscrições FAME 25: Sympla
Workshop Hands-on (02/09): Sympla