Algoritmos para geração de reticulados conceituais
NÚmero
de pÁginas:
162
Data da defesa:
26/03/2010
Local:
Sala 2077 - ICEx
HorÁrio:
10:00
Banca
Examinadora:
Prof. Newton José Vieira - Orientador (Dr. (Departamento de Ciência da Computação - UFMG)) Prof. Luis Enrique Zárate (Dr. (Departamento de Ciência da Computação - PUC-MG)) Prof. Wagner Meira Júnior (Dr. (Departamento de Ciência da Computação - UFMG))
Resumo:
Reticulados conceituais são utilizados na análise formal de conceitos para representação de conhecimento. A análise formal de conceitos teve sua formalização em 1982 com o trabalho apresentado por Wille [1982], que propôs considerar cada elemento de um reticulado como um conceito formal e o reticulado como uma hierarquia das relações entre os conceitos.
Atualmente existe um crescente interesse em aplicações da análise formal de conceitos em diversas áreas da ciência. Entretanto, o reticulado conceitual pode apresentar um comportamento (número de conceitos formais) exponencial. Apesar desse comportamento ser raramente encontrado em casos práticos, ainda assim o custo computacional pode ser proibitivo para muitas aplicações, criando assim a necessidade de novos algoritmos para geração dos reticulados conceituais e abordagens para redução de sua complexidade.
Esse trabalho apresenta duas propostas para redução da complexidade dos reticulados conceituais e discute uma metodologia para avaliação dessas propostas. Propõe um arcabouço didático para o desenvolvimento de algoritmos da análise formal de conceitos chamado EF-Concept Analysis (Educational Framework for Concept Analysis) e apresenta um benchmark para avaliação dos paradigmas de construção dos reticulados conceituais, o qual pode ser expandido e utilizado pela comunidade científica.
ABSTRACT:
Concept lattices are used in formal concept analysis for knowledge representation. Formal concept analysis was born in 1982 with the work presented by Wille [1982], who proposed to consider each lattice element as a formal concept and the lattice as a hierarchy of relationships between concepts. Currently there is a growing interest in formal concept analysis applications in many science areas. However, the concept lattice can behave (number of formal concepts) exponentially. Although this behavior is rarely found in practical cases, yet the computational cost can be prohibitive for many applications, thus creating the need for new algorithms to build concept lattices and approaches to reduce this complexity. This paper presents two proposals for reducing the concept lattices complexity and discusses a methodology for evaluating such proposals. It proposes an educational framework to develop algorithms for formal concepts analysis called EF-Concept Analysis (Educational Framework for Concept Analysis) and present a benchmark for evaluation of constructing concept lattices paradigms, which can be expanded and used by the scientific community.
Palavras-chave:
DissertaÇÃO
no formato PDF:
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