“Não acredito que estaria onde estou se não fosse o DCC”, afirma ex-aluno

Aluno da graduação e do mestrado em Ciência da Computação no Departamento de Ciência da Computação (DCC) da UFMG, Thiago Teixeira apresentou a sua dissertação em 2010. Desde a graduação, o ex-aluno foi orientado pelo professor Wagner Meira Júnior, com quem trabalhou a partir do terceiro período do curso, além dos professores Dorgival Olavo Guedes Neto e Renato Antônio Celso Ferreira. “Entrei em 2003 e terminei a graduação em 2007, depois passei para o mestrado, em 2008, terminando em 2010. O Meira foi meu orientador final de curso e do mestrado. Comecei a trabalhar com ele e com os professores Dorgival e Renato desde o terceiro período, o que trouxe grande ganho no meu desenvolvimento. Além deles, o hoje professor do DCC George Luiz Medeiros Teodoro, que também trabalhava no mesmo laboratório, foi um grande mentor”, contou.

Para o ex-aluno, o DCC representou e representa um lugar de grande importância em sua formação. “Não acredito que estaria onde estou se não fosse o DCC. O departamento me proporcionou, desde os primeiros períodos do curso, acesso à pesquisa e ao desenvolvimento em Ciência da Computação extremamente interessantes. Passei várias noites em claro e sem sair de casa para terminar os projetos dos cursos, como o de arquitetura de computadores, mas valeu todo o  esforço. Para quem está ou quer entrar, não vejo lugar melhor no Brasil para estudar e fazer pesquisa em Ciência da Computação e aproveite o que o departamento tem a oferecer em termos de cursos e oportunidades de pesquisa. Durante a graduação é o momento talvez único para se explorar outras áreas e carreiras que mais tarde fica bastante complicado”, aconselhou.

Segundo Thiago, o mais marcante no departamento foi a qualidade do trabalho desenvolvido. “A qualidade da formação dos professores, a diversidade e a qualidade acadêmica dos colegas (muitos estudantes de fora de Belo Horizonte) são surpreendentes. Hoje faço pós-doutorado em Ciência da Computação na Stanford University, na Califórnia, nos Estados Unidos”, concluiu.

Conforme o professor George, Thiago foi um grande colega na época da graduação e pós. “Tivemos a oportunidade de trabalhar juntos em vários projetos desafiadores e ainda cursar disciplinas em comum. O Thiago  é um indivíduo extremamente talentoso, criativo e dedicado, com uma habilidade incrível de resolver problemas complexos. Após seu tempo no DCC,  o Thiago seguiu para iniciativa privada e depois retornou para o campo acadêmico. Essas experiências diversas foram muito interessantes e mostram sua capacidade em se superar em diversos cenários. Recentemente trabalhamos cooperativamente em projetos de pesquisa, o que me trouxe grande alegria. Espero que ele tenha todo sucesso em sua carreira e, quem sabe, ainda retorne ao DCC”, disse.

De acordo com o professor Meira, Thiago, além de excelente aluno, sempre foi muito modesto, uma pessoa diferenciada. “Fico feliz em saber que o DCC foi uma experiência determinante para a carreira do Thiago, mas a sua capacidade intelectual, tino de pesquisa e determinação, presentes desde o início da graduação, é que explicam o seu sucesso. Ficamos muito felizes de poder ter participado desse processo, propiciando as condições para que ele amadurecesse intelectual e tecnicamente, o que é nosso papel fundamental como departamento acadêmico”, falou.

Para saber mais sobre o Thiago acesse o LinkedIn ou o site https://thiagotei.github.io

Veja a série completa.