Disciplina:
Computação Gráfica
Código: DCCxxx
Professor responsável: Rodrigo
Lima Carceroni
Carga horária: 30 horas-aula
Créditos: 2
Tipo: Optativa
Objetivos
Esta
disciplina tem como objetivo introduzir o ferramental básico
para a síntese de modelos de cenas tridimensionais
artificiais e para a geração de imagens foto-realísticas a
partir desses modelos.
Ementa
Primitivas
gráficas. Transformações bidimensionais e tridimensionais.
Modelagem hierárquica. Visualização 3D: modelos, projeções.
Eliminação de superfícies ocultas. Iluminação e
sombreamento.
Programa
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Introdução,
exibição de vídeos representativos dos avanços
recentes na área.
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Como
desenhar objetos geométricos simples: introdução ao
OpenGL.
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Transformações
geométricas em 2D e 3D.
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Visualização
em 3D, modelos de câmaras.
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Hierarquias
de objetos, Display Lists no OpenGL.
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Modelagem
geométrica de objetos sólidos.
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Representação
de curvas e superfícies.
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Determinação
de superfícies visíveis.
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Modelos
básicos de iluminação.
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Sombreamento
de objetos poligonais.
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Iluminação
global e sombreamento.
Bibliografia
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D. Hearn,
M. Baker, “Computer Graphics: C Version”, 2nd
Ed., Prentice Hall, 1997.
-
J. Foley,
A. van Dam, S. Feiner, J. Hughes, “Computer Graphics:
Principles and Practice”, 2nd Ed. in C,
Addison-Wesley, 1996.
-
A. Watt,
“3D Computer Graphics”, 3rd Ed.,
Addison-Wesley, 2000.
-
M. Woo, J. Neider, T. Davis, “OpenGL programming guide: the official guide to learning OpenGL
version 1.1”, 2nd Ed., Addison-Wesley, 1996.
-
OpenGL Architecture Review Board, “OpenGL
reference manual: the official reference document for
OpenGL release 1”, Addison-Wesley, 1993.
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