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::Regulamento da Especialização::

Disciplina: Computação Gráfica
Código: DCCxxx
Professor responsável: Rodrigo Lima Carceroni
Carga horária: 30 horas-aula
Créditos: 2
Tipo: Optativa

Objetivos
Esta disciplina tem como objetivo introduzir o ferramental básico para a síntese de modelos de cenas tridimensionais artificiais e para a geração de imagens foto-realísticas a partir desses modelos.

Ementa
Primitivas gráficas. Transformações bidimensionais e tridimensionais. Modelagem hierárquica. Visualização 3D: modelos, projeções. Eliminação de superfícies ocultas. Iluminação e sombreamento.

Programa

  • Introdução, exibição de vídeos representativos dos avanços recentes na área. 

  • Como desenhar objetos geométricos simples: introdução ao OpenGL.

  • Transformações geométricas em 2D e 3D.

  • Visualização em 3D, modelos de câmaras.

  • Hierarquias de objetos, Display Lists no OpenGL.

  • Modelagem geométrica de objetos sólidos.

  • Representação de curvas e superfícies.

  • Determinação de superfícies visíveis.

  • Modelos básicos de iluminação.

  • Sombreamento de objetos poligonais.

  • Iluminação global e sombreamento.

Bibliografia

  • D. Hearn, M. Baker, “Computer Graphics: C Version”, 2nd Ed., Prentice Hall, 1997.

  • J. Foley, A. van Dam, S. Feiner, J. Hughes, “Computer Graphics: Principles and Practice”, 2nd Ed. in C, Addison-Wesley, 1996.

  • A. Watt, “3D Computer Graphics”, 3rd Ed., Addison-Wesley, 2000.

  • M. Woo, J. Neider, T. Davis, “OpenGL programming guide: the official guide to learning OpenGL version 1.1”, 2nd Ed., Addison-Wesley, 1996.

  • OpenGL Architecture Review Board, “OpenGL reference manual: the official reference document for OpenGL release 1”, Addison-Wesley, 1993.

 


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