>>Breve descrição do Curso<< >>Informações para Inscrição<< >>Disciplinas do Curso<< >>Regulamento do CEI<< >>Processo Seletivo<< >>Informações para Alunos<< >>Página da Especialização<<

 

Disciplina: DCCxxx: Design de Interação com o Usuário
Professores responsáveis: Clarindo Isaí­as Pereira da Silva Pádua ou Raquel Oliveira Prates
Carga Horária: 30 horas
Créditos: 2
Pré-Requisitos: Não há.
Tipo: Optativa

Objetivos

Esta disciplina tem por objetivo apresentar técnicas e métodos utilizados no projeto e avaliação de sistemas interativos com o objetivo de se produzir interfaces de sistemas computacionais de alta qualidade. A disciplina foca na qualidade sob o ponto de vista do usuário de forma a se atingir interfaces que sejam mais eficientes, eficazes e tragam maior satisfação dos usuários e clientes.

O conteúdo da disciplina inclui tanto o produto do desenvolvimento da interação, a interface humano computador, como o processo, compreendendo metodologia e técnicas usadas dentro de um ciclo de desenvolvimento de software. Ao final do curso o aluno ou aluna deverá conhecer as principais técnicas utilizadas no projeto de interface com o usuário e ser capaz de aplicar essas técnicas no contexto de um processo de desenvolvimento de software

Ementa

Motivação e conceitos básicos. Processo de design com foco na perspectiva do usuário. Métodos e princípios utilizados para projeto de interação. Métodos de coleta de dados do usuário. Avaliação de usabilidade de interfaces.

Programa

1. Motivação e conceitos básicos
    1.1. Interface e Interação, aspectos sobre usuário
    1.2. Estilos de interação
    1.3. Qualidades de Uso
2. Processos de Design
    2.1. Principais atividades e modelos
    2.2. Visão geral de passos de cada etapa (Análise, Intervenção e Avaliação)
    2.3. Técnicas e métodos (Cenários e personas)
3. Coleta de Dados do Usuário
4. Avaliação de Usabilidade
    4.1. Importância e tipos de avaliação, framework DECIDE
    4.2. Métodos de Inspeção
      4.2.1. Avaliação Heurística
      4.2.2. Percurso Cognitivo
    4.3. Métodos Empíricos
      4.3.1. Preparação e execução
      4.3.2. Testes de Usabilidade
      4.3.3. Protocolos verbais
5. Avaliação de Acessibilidade
    5.1. Desafios para diferentes deficiências
    5.2. Avaliadores automáticos
    5.3. Diretrizes do WAI/W3C e E-MAG
6. Questões avançadas de Avaliação

Bibliografia Principal

1. Shneiderman, B; Plaisant, C.. Designing the User Interface: Strategies for Effective Human-Computer Interaction. 4 ed. Reading, MA, Addison-Wesley, 2004.
2. Hix, D.; Hartson, H. R. Developing User Interfaces: ensuring usability through product & process, John Wiley and Sons, 1993. Apesar da data antiga de publicação, é bastante didático e contém toda a matéria.
3. Norman, D. A. The Design of Everyday Things. New York, Basic Books, 2002. Referência sobre princípios de design.
4. Cybis, W. Ergonomia e Usabilidade Conhecimentos, Métodos e Aplicações, Novatec, 2ª edição, 2010
5. Ferreira, S. B. L. Nunes, R. R. E-Usabilidade, LTC, 2008
6. Booch, G.; Rumbaugh, J. Jacobson, I. UML Guia do Usuário, Segunda Edição, Campus, 2005
7. Constantine, L.L., Lockwood, L.A.D. Software for Use : A Practical Guide to the Models and Methods of Usage-Centered Design, Addison-Wesley, 1999. Contém área de modelagem visando a usabilidade.
8. Van Harmelen, M. Object Modeling and User Interface Design, Addison-Wesley, 2001. Livro de editor, apresenta varias técnicas e métodos importantes de desenho de interface.
9. Nielsen, J.; Loraner, H. Prioritizing Web Usability, New Riders Press, 2006. Atualizado, focando usabilidade na Web.
10. Nielsen, J. Usability Engineering. Chestnut Hill, MA, Academic Press, 1993. Livro clássico, precursor, sobre usabilidade.
11. Krug, S.; Black, R. Don't Make Me Think: Common Sense Approach to Web Usability, 2nd edition, New Riders, 2005
12. Apostila de Engenharia de Usabilidade disponibilizada no sítio da disciplina

Outras Referências

1. Nielsen, J. Designing Web Usability, New Riders Press, 2000
2. Booch, G.; Rumbaugh, J.; Jacobson, I., "Unified Modeling Language User Guide", 2nd Edition, Addison Wesley, 2005.
3. Rosson, M. B., Carrol, J.M. Usability Engineering: Scenario Development of Human-computer Interaction. Morgan kaufmann Publishers, 2002.
4. Bias, R. G.; Mayhew, D. J. Cost Justification Usability an Update for the Internet Age, Second Edition, Morgan Kaufmann, 2005.
5. Earthy, J. Usability Maturity Model: Process, Project Report, Lloyd’s Register of Shipping. 1999. In http://www.processforusability.co.uk/Usability_test/html/downloads.html .
6. Earthy, J. Usability Maturity Model: Human Centredness Scale, Project Report, Lloyd’s Register of Shipping, IE2016 INUSE Deliverable D5.1.4s, 1998. In http://www.processforusability.co.uk/Usability_test/html/downloads.html.
7. Galitz, W. O. The Essential Guide to User Interface Design. John Wiley, 2007.
8. Paula Filho, W. P. Engenharia de Software: Fundamentos, Métodos e Padrões, Editora LTC, Segunda Edição, 2003.
9. CYBIS, Walter de Abreu. Abordagem Ergonômica para IHC: Ergonomia de Interfaces Humano-Computador. Capturado em 25/4/2003. Disponível em: www.laiutil.inf.ufsc.br/apostila.htm .
10. Pearrow, M. Web Site Usability Handbook, Charles River Media, 2000.
11. Galitz, W. O. The Essential Guide to User Interface Design. John Wiley, 2002.
12. Rubin, J. Handbook of Usability Testing: how to plan, design, and conduct effective tests, John Wiley and Sons, 1994.
13. Rumbaugh, J.; Jacobson, I.; Booch, G., The Unified Modeling Language Reference Manual, Addison Wesley, 2nd edition, 2004.
14. Raskin, J. The Human Interface: New Directions for Designing Interactive Systems Addison-Wesley, 2000.
15. Vredenburg, K., Isensee, S., Righi, C. User-centered Design an Integrated Approach, Prentice Hall, 2002.
16. Duyne, D. K., Landay, J. A., hong, J. I. The Design of Sites: Patterns, Principles, and Processes for Crafting a Customer-centered Web Experience, Addison-Wesley, 2003.
17. Crawford, C. The Art of Interactive Design: a euphonious and illuminating guide to building successful software. No Starch Press, 2003.
18. Donoghue, K. Built for Use: driving profitability through the user experience. Mc-Graw Hill, 2002
19. Mayhew, D. The Usability Engineering Lifecycle: a practitioner’s handbook for user interface design, Morgan Kaufmann Publishers, Inc, (The Morgan Kaufmann series in interactive technologies), 1999
20. Spool, J.M. et al Web Site Usability A Designer’s Guide, Morgan Kaufmann Publishers, Inc, (The Morgan Kaufmann series in interactive technologies),1999
21. Cato, J. User-centered Web Design, Addison-Wesley, 2001

(MASB-17/07/2012)

 

  :::Universidade Federal de Minas Gerais::: :::Departamento de Ciência da Computação da UFMG:::