CEI - Curso de Especialização em Informática
Disciplina: DCCxxx: Modelo de Negócios de Aplicações
Professores responsáveis: Antonio Mendes Ribeiro e Angelo Moura Guimarães
Carga Horária: 30 horas
Créditos: 2
Pré-Requisitos: Não
Tipo: Optativa
Objetivos
Esta disciplina tem como objetivo tornar os alunos aptos a:
Ementa
Estágio atual da web e a evolução de aplicações móveis. A empresa social. Necessidade de modelos de negócio, proposição de valores. Estratégias de lançamento de aplicações no mercado. Arquiteturas de interação com clientes e sua participação nos negócios.
Programa
- Estágio atual da web, web da participação, evolução e tendências
- Princípios básicos da atual era da web, inovação, inteligência coletiva, cauda longa, gratuidade, abertura, colaboração, poder dos dados, beta perpétuo
- A empresa social, evolução, tendências
- Modelo de negócios, necessidade, evolução, definição, componentes, tipos, frameworks
- Proposição de valores para negócios, criação em relação a local, criador, escassez
- Métodos para geração de modelos de negócio
- Estratégias para lançamento de aplicações no mercado, monetarização
- Arquiteturas de interação com clientes, comunicação de massa, customização de massa, comunidade
- Participação dos clientes nos negócios, evolução, estratégias de engajamento
Bibliografia
- Osterwalder A.; Pigneur, Y.. Business Model Generation, John Wiley & Sons, 2010.
- Osterwalder A.; Pigneur, Y.; Timothy C.. Business Model You: A One-Page Method For Reinventing Your Career, John Wiley & Sons, 2012.
- Sobhany, R. J. .Mobilize: Strategies for Success from the Frontlines of the App Revolution. Vanguard Press, 2011
- Fling B.; Mobile Design and Development. O'Reilly Media, 2009.
- Hinchcliffe, D.; Social Business by Design: Transformative Social Media Strategies for Connect Company. Jessey-Bass, 2012
- Cotton, B.; Social Game Design Monetarization Methods and Mechanicas. Morgan Kaufman, 2010
<< voltar