CEI - Curso de Especialização em Informática
Disciplina: Laboratório de Desenvolvimento de Aplicações Móveis I
Professores responsáveis: Angelo de Moura Guimarães ou Antônio Mendes Ribeiro
Carga Horária: 30 horas
Créditos: 1
Pré-Requisitos: Conhecimentos básicos de programação orientada por objetos; Conhecimentos sobre Bancos de dados; Conhecimentos sobre levantamento de requisitos em metodologia ágil.
Tipo: Optativa
Objetivos
Aplicar conceitos e práticas de desenvolvimento de software e das metodologias ágeis de desenvolvimento de sistemas na criação de aplicativos para dispositivos móveis do tipo smartphone.
Esta disciplina tem como objetivos específicos:
Ementa
Dispositivos móveis do tipo smartphone; Desenvolvimento ágil; Sistemas Operacionais de dispositivos móveis; Aplicações tipicas em dispositivos móveis do tipo smartphone; Ambientes de desenvolvimento de aplicativos; Persistência de Dados; Bancos de Dados para dispositivos móveis; Criação e publicação de aplicativos em dispositivos móveis.
Programa
- Dispositivos móveis do tipo Smartphone
- Aplicações tipicas em dispositivos móveis do tipo smartphone
- Desenvolvimento ágil de software
- Sistemas Operacionais de dispositivos móveis (Android, iOs, WP8)
- Kits de desenvolvimento (SDKs) e simuladores
- Ambientes de desenvolvimento ( Eclipse, XCode, LiveCode)
- Padrões de projeto e padrões de arquitetura
- Desenvolvimento de software para dispositivos móveis
- Persistência de dados em arquivos, na memória e em bancos de dados
- Desenvolvimento de software baseado em templates
- Processo de criação e publicação de um aplicativo para um dispositivo móvel do tipo smartphone.
Bibliografia
- Ambler Scott W. Agile Modeling: Effective Practices for eXtreme Programming and the Unified Process. John Wiley & Sons.2002.
- APPLE. Start Developing iPad Apps. iOS Development Guide. http://developer.apple.com. Apple Inc. 1 Infinite Loop, Cupertino, CA 95014,408-‐996-1010, EUA.
- APPLE. Start Developing iPad Apps. The Objective-‐C Programming Language: Tools & Languages: Objective-‐ C. http://developer.apple.com.AppleInc. 1 InfiteLoop,Cupertino,CA 95014, 408-‐996-‐1010, EUA.
- Barnes, D. J. e Kölling M. Programação Orientada a Objetos com Java: Uma introdução prática usando BlueJ. Pearson/Prentice Hall. 2004.
- Burnette Ed. Hello, Android: Introducing Google's Mobile Development Platform (Pragmatic Programmers). Pragmatic Bookshelf. 2010.
- Burns larry. Building the Agile Database: How to Build a Successful Application Using Agile Without Sacrificing Data Management. Technics Publications,LCC. 2011.
- Colin Holgate. LiveCode Mobile Development Beginner's Guide. 2012
- Deitel, H. M e Deitel, P. J. Java How to Program (early objects). 9th. Edition. Prentice Hall/Pearson. 2012.
- Hegarty, Paul. iPad and iPhone App Development iTunesU : University of Stanford. Fall 2011.
- Ian Sommerville. Software Engineering (9th. Ed.) Pearson. 2011.
- Lee, Wei-Meng. Introdução ao Desenvolvimento de Aplicativos para o Android. Editora Ciência Moderna. 2011.
- Marzullo, Fabio. iPhone Na Prática: aprenda passo a passo a desenvolver soluções para o iOS. Novatec. 2012.
- Meier Reto. Professional Android 4 Application Development (Wrox Professional Guides). John Wiley & Sons. 2012.
- Metsker, Steven J. Padrões de Projeto em Java. Bookman/Artmed. 2002
- Pilone, Dan; Pilone, Tracey. Use a Cabeça! Desenvolvendo para iPhone. O'Relly. Alta Books Editora. 2011.
- Wazlawick, Raul Sidnei. Análise e Projeto de Sistemas de Informação Orientados a Objetos. Editora Campus. 2004.
- Wilson de Pádua Paula Filho, Engenharia de Software: Fundamentos, Métodos e Padrões. (3a, Ed.) LTC Editora. Rio de Janeiro - RJ, 2009.
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