Disciplina:  Laboratório de Desenvolvimento de Aplicações Móveis  II
Professores responsáveis: Angelo de Moura Guimarães ou Antônio Mendes Ribeiro
Carga Horária: 30 horas
Créditos: 2
Pré-Requisitos: Conhecimentos básicos de programação orientada por objetos; Conhecimentos sobre Redes e sistemas distribuídos. Conhecmentos sobre aplicações sociais na Web.
Tipo: Optativa

Objetivos
Aplicar conceitos e práticas de desenvolvimento de software e das metodologias ágeis de desenvolvimento de sistemas na criação de aplicações para Web tendo em vista o acesso em dispositivos móveis.

Esta disciplina tem como objetivos específicos:

  • Conhecer os ambientes, frameworks e kits de desenvolvimento  típicos para a criação de aplicativos na Web.
  • Criar, manter e consultar bases de dados (bancos de dados em SGBDs disponíveis em servidores, dados nas núvens e web services).
  • Desenvolver, usando uma metodologia ágil, uma aplicação na WEB  para acesso em dispositivos móveis.

Ementa
Dispositivos móveis; Aplicações típicas na Web para dispositivos móveis; Desenvolvimento ágil; Linguagens de programação para  a WEB; Navegadores em dispositivos móveis; Desenvolvimento Web ( Cliente e Servidor); Uso de Web Services; Computação nas núvens; Desenvolvimento de aplicações na Web para dispositivos móveis.

Programa
- Acesso via WEb em Dispositivos móveis (navegadores e sistemas operacionais).

- Desenvolvimento ágil de software para a Web.

- Sistemas Operacionais de dispositivos móveis (Android, iOs, WP8).

- Ambientes de desenvolvimento para a WEB (Android, iOS, WP8).

- Linguagens de programação para  a WEB (Javascript, HTML5, CSS, JQuery).

- Aplicações assíncronas para a Web no servidor (Ajax).

- Persistência de dados em arquivos, na memória e em bancos de dados (SQLlite), nas núvens e em web services.

- Desenvolvimento de software para a web baseado em templates.

- Processo de criação e publicação de uma aplicação para a web tendo em vista o acesso em dispositivos móveis.

Bibliografia
- Abreu, Luís. Javascript. FCA-Editora de Informática. 2011.

- Adams, C. Bolton, J. Johnson, D. Smith, S. Snook.J. A Arte e a Ciência da CSS. Sitepoint/Bookman. 2007.

- Ambler Scott W. Agile Modeling: Effective Practices for eXtreme Programming and the Unified Process. John Wiley & Sons.2002.

- Chuan Shi. HTML5 Mobile Development Cookbook. Packt Publishing. 2012

- Dewsbury Ryan. HTML5 Mobile Development Cookbook. Prentice hall/Pearson. 2008.

- Firtman, Maximiliano. Programming the Mobile Web. O'Relly. 2012.

- Gardner, L. D. Grigsby. J. Head First Mobile Web. O'Relly. 2010.
Kreibich, Jay A. Using SQLite. O'Relly. 2010.

- Lawson, Bruce. Sharp, Remy. Introdução ao HTML5. Alta Books.2001.

- McFarland, D. S. JavaScript & jQuery: The Missing Manual. O'Relly Media, 2012.

- Mclaughlin, Brett. Use a Cabeça (Iniciação Rápida) Ajax. Alta Books. 2008.

- Raash Jon. Smashing WebKit (Smashing Magazine Book Series). Wiley & Sons. 2012.

- Sheng, Quan Z. Yu, Jian. Schahram, Dustdar. Enabling Context-Aware Web Services: Methods, Architectures, and Technologies. Chapman & Hall. 2010.

- Silva, M. S. Ajax com Jquery: Requisições Ajax com a simplicidade do Jquery. Novatec. 2009.

- Silva. M. S. Jquery Mobile. Novatec.2012.

 

<< voltar