Disciplina: DCCxxx: Design de Aplicações Sociais                                
Professores responsáveis: Antonio Mendes Ribeiro e Angelo Moura Guimarães
Carga Horária: 30 horas
Créditos: 2
Pré-Requisitos:  Utilização de softwares sociais
Tipo: Optativa

Objetivos
Esta disciplina tem como objetivo tornar os alunos aptos a:

  • Reconhecer os softwares sociais disponíveis no mercado
  • Reconhecer e analisar os tipos de aplicações sociais existentes
  • Reconhecer os tipos de sociabilidade existentes na rede
  • Usar metodologias e frameworks para design de aplicações sociais
  • Conhecer a possibilidade de gamificaçao de aplicações


Ementa
Softwares sociais. Sociabilidade em rede, comunidades, conversação, identidade, estrutura. Metodologias e frameworks de design. Gamificação de ambientes sociais.

Programa
- Mídias sociais, mudanças de paradigmas

- Tipos de software social, ferramentas, ambientes e serviços colaborativos e de comunicação, aplicações típicas

- Sociabilidade em rede, conversação, identidade, comunidades , estruturas

- Comunidades virtuais, comunidades de prática, definição, características, gerência para criação e sustentação

- Metodologias e frameworks para design de aplicações sociais

- Gamificação de ambientes sociais, motivação, mecanismos de engajamento

Bibliografia
- Bell, G.; Building Social Web Establishing Community at the Earth of Your Site. O'Reilly Media, 2009

- Hoekman R.; Design the Obvious A Common Sense Aproach to Web & Mobile Application.  New Riders Press, 2a. edição, 2010

- Zichermann G.; Cunningham C.; Gamification by Design Implementing Game Mechanics in Web and Mobile Apps. O'Reilly Media, 2011

- Hinchcliffe, D.; Social Business by Design: Transformative Social Media Strategies for Connect Company. Jessey-Bass, 2012

 

<< voltar