>>Breve descrição do Curso<< >>Informações para Inscrição<< >>Disciplinas do Curso<< >>Regulamento do CEI<< >>Processo Seletivo<< >>Informações para Alunos<< >>Página da Especialização<<
 

Infra-estrutura

O Curso de Especialização em Informática (CEI) foi criado e teve seu regulamento inicial aprovado em 14 de fevereiro de 1987. A primeira oferta da Ênfase Engenharia de Software aconteceu em agosto de 2001. Desde então, o Curso está funcionando nas instalações no novo prédio do Instituto de Ciências Exatas, cujas dependências, formada por salas de aula, gabinetes de professores, administração e laboratórios, somam aproximadamente 16000 metros quadrados de área construída.

O Curso oferece ambiente e recursos computacionais adequados às suas atividades de ensino e pesquisa.


O Departamento de Ciência da Computação conta hoje com um vasto parque computacional, utilizando os Sistemas Operacionais Linux, FreeBSD, Solaris e Windows 2000/XP.

O DCC possui mais de 30 servidoras: correio eletronico (6 máquinas), WWW (2 máquinas), disco (4 máquinas), processamento (5 máquinas), MySQL, impressão, DNS, NTP, news, autenticação, entre outras. Essas servidoras são, em sua maioria, Pentium 4, com HDs SCSI e Sistema Operacional FreeBSD. Entre as servidoras de processamento, estão uma Sun Ultra Enterprise 3000, com dois processadores UltraSPARC 250Mhz e 512MB de memória, uma Sun Ultra 10 com 640MB de memória, uma Dell Precision 530 com processador Xeon 2.8Ghz, 1GB de memória e uma HP ProLiant ML350, com processador Xeon 3.0GHz e 1.5GB de memória.

O departamento conta ainda com impressoras jato de tinta e laser, e um scanner colorido.

A rede integra 3 andares do Instituto de Ciências Exatas (ICEx). O cabeamento nesses andares é feito por meio de fibras óticas (Gigabit) e distribuído em cada andar para as estações de trabalho através de switches gerenciáveis fast-ethernet.

O DCC está conectado a 100Mbps à rede da UFMG. Esta conexão está sendo migrada para Gigabit. A UFMG está conectada ao Ponto de Presença da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) em Minas Gerais (POP-MG).

O Ponto de Presença tem uma conexão de 155 Mbps com a rede ATM da Embratel, uma conexão de 155Mbps com a backbone da RNP (POP-RJ) e duas conexões com backbone da Intelig.

O Centro de Recursos Computacionais realiza a administração da infra-estrutura computacional do DCC. Além disso, é responsável pela manutenção de hardware, suporte aos usuários da rede e pelo provimento de acesso Internet remoto à comunidade do DCC, contando com um servidor de comunicação e um "pool" de modems para acesso discado.

GRC - Gerência de Recursos Computacionais

Os administradores da rede do DCC são responsáveis pela instalação e manutenção de SO's, aplicativos, segurança, infra-estrutura da rede, dentre outros. Uma parte da equipe é contituída por profissionais e a outra por alunos do curso, de forma a promover a formação prática dos alunos interessados.

Atualmente, a equipe do Centro de Recursos Computacionais consiste em um professor-coordenador, dois funcionários mestres em Ciência da Computação, uma funcionária graduada em Ciência da Computação e doze estagiários de graduação.

Laboratórios

Os computadores disponíveis para uso no DCC podem ser divididos em cinco grupos distintos: graduação, pós-graduação, pesquisa, extensão e administração.

O Programa de Pós-Graduação mantém um laboratório de uso exclusivo dos alunos dos cursos de especialização, mestrado, doutorado, à disposição 24 horas por dia, 7 dias por semana. Os equipamentos disponíveis para os alunos são 15 microcomputadores Pentium 4, 1 Sparc Ultra 1, além de uma impressora HP LaserJet 4250n. Especificamente, destes 15 microcomputadores, em 11 estão instalados os softwares: Rational Rose, Junit e Borland Jbuilder, necessários para os alunos de especialização, ênfase Engenharia de Software.

Além deste laboratório da Pós-Graduação, o Curso de Especialização oferece um outro laboratório com 15 microcomputadores Pentium 4 com os softwares relacionados no parágrafo anterior para os alunos de especialização, ênfase Engenharia de Software.

Biblioteca

A Biblioteca do ICEx responsável pelo acervo das áreas de Ciência da Computação,Estatística e Matemática possui um acervo informacional de aproximadamente 15.000 mil exemplares, distribuídos em: teses/dissertações e 500 títulos de periódicos além de uma extensa coleção de materiais especiais como audiovisuais, slides, fitas de vídeo, e os principais relatórios técnicos dos departamentos de Ciência da Computação do Brasil e exterior. Possui também títulos esp
ecíficos para as disciplinas oferecidas no Curso de Especialização em Informática. Clique aqui para conhecê-los.

A Biblioteca do ICEx é integrante do Portal.periódicos.CAPES que oferece acesso aos textos completos de artigos de mais de 8.597 revistas internacionais, nacionais e estrangeiras, e a mais de 90 bases de dados com resumos de documentos em todas áreas do conhecimento.

Dentre os serviços oferecidos pela biblioteca destacam:

1) Consulta online ao catálogo do acervo das bibliotecas da UFMG: serviços de
referência, serviço de assistência aos usuários no uso de fontes de
informação da UFMG e externas e na utilização de recursos da biblioteca;
2) Empréstimo domiciliar: usuários cadastrados nas bibliotecas setoriais;
3) Empréstimo entre Bibliotecas;
4) Comutação bibliográfica: obtenção de fotocópias de artigos de publicações
periódicas via internet pelo software Ariel ou outros meios;
5) Orientação sobre o uso da biblioteca e do acervo através de treinamentos,
visitas orientadas, etc.;
6) Treinamento de usuários;
7) Normalização de documentos;
8) Elaboração/correção de referências bibliográficas;
9) Avisos novas aquisições

Além destes serviços, a Biblioteca ainda possui o acesso aos seguintes portais e Bases de Dados:

Portal Capes: O Portal de Periódicos da CAPES oferece acesso ao texto completo de mais de 8.597 publicações periódicas internacionais e nacionais e as mais renomadas publicações de resumos, cobrindo todas as áreas do conhecimento. Inclui também uma seleção de importantes fontes de informação científica e tecnológica de acesso gratuito na Web.

Web of Science, base geral de referência e citações;

Digital Library Association for Computing Machinery que também esta disponível através do acesso via Web com o texto integral das publicações e conferências publicadas pela Association for Computing Machinery;

Mathscinet que permite acesso aos banco de dados Association Mathematical Society com cobertura nas áreas de matemática e computação. Permite ainda consultar um índice de patentes, com 18 milhões de registros.

O Portal da Capes ainda disponibiliza o IEEE com publicações periódicas, normas e padrões e anais de congressos publicados pelo Institute of Electrical and Electronic Engineers (IEEE) - EUA e pela Institution Electrical Engineers (IEE) - Inglaterra.


Para mais informações sobre o uso, normas, regulamento e acesso ao catálogo online, acesse aqui.


Salas de aula

Todas as salas de aula do Departamento de Ciência da Computação, alocadas para as aulas do PPGCC possuem canhão de projeção, microcomputador e toda a infra-estrutura adequada para atender seus alunos.

Salas de estudo

Os alunos do PPGCC contam com a sala 3029, que fica constantemente aberta, podendo utilizar qualquer mesa para estudos diários. Esta sala também possui armários individuais para que os alunos possam guardar alguns de seus pertences até o final do Curso.

Já os alunos de doutorado contam com as salas 3030 a 3033, onde tem a disponibilidade de utilizar uma mesa individual de estudos, indicada pela Secretaria. Além disso, cada sala possui um computador e ponto de acesso sem fio para utilização exclusiva dos alunos de doutorado. (MASB 19/8/2005)

 
>>Breve descrição do Curso<< >>Informações para Inscrição<< >>Disciplinas do Curso<< >>Regulamento do CEI<< >>Processo Seletivo<< >>Informações para Alunos<< >>Página da Especialização<< :::Universidade Federal de Minas Gerais::: :::Departamento de Ciência da Computação da UFMG::: :::Alair Messias:::