Disciplina:
Projeto de Interfaces de Usuário
Código: DCC583
Professores Responsáveis: Clarindo Isaias
Pereira da Silva e Pádua / Antonio Mendes Ribeiro
Carga horária: 30 horas-aula
Crédito: 2
Tipo: Optativa
Ementa
Estilos
e dispositivos de interação; Padrões
de interface gráficas para o usuário; Usabilidade
de interfaces gráficas; Avaliação da
qualidade das interfaces gráficas, avaliação
heurística; Projeto de interfaces gráficas,
princípios, técnicas centradas na utilização
de sistemas; Interfaces Web multimídia.
Programa
1.
Interação homem-computador
As interfaces e a qualidade do software
Evolução
Componentes
Aspectos humanos no desenvolvimento
2.
Tecnologia e as interfaces
Dispositivos de entrada e saída
Interfaces multimídia
3.
Estilos de interação
Comandos de entrada
Mensagens de erro
Menus e navegação
Formulários e planilhas
Diálogo em linguagem natural
Manipulação direta e ambientes virtuais
4.
Interfaces Gráficas do Usuário
Padrões
Componentes básicos
Tarefas comuns
5.
Interfaces Web
Projeto de Páginas
Projeto de sites
6.
Projeto de Interfaces
Métodos e técnicas
Visão conceitual descritiva e prescritiva
Testes de usabilidade
Prototipação
Métodos centrados no usuário
Métodos centrados no uso
7.
Usabilidade de interfaces
Definição
Princípios básicos
Avaliação heurística de interfaces
Bibliografia
·
Ben Shneiderman , Designing the User Interface : Strategies
for Effective Human-Computer Interaction, 3a edição,
Addison Wesley, 1998
· Jacob Nielsen, Projetando Web Sites, Rio de Janeiro,
Editora Campus, 2000
· Larry L. Constantine, Lucy A. D. Lockwood, Software
for Use, Reading, Addison Wesley 1999
· Alan Cooper, About Face: The Essentials of User Interface
Design, IDG Books.
· César .U. Avelar, Projeto de Interfaces Gráficas,
DCC-UFMG, 1997
· José D. Furlan, Modelagem de Objetos através
da UML, São Paulo,Makron Books, 1998
· Aloisio A. R. Junior, Análise Heurística
de Usabilidade - Um Tutorial,
http://www.dcc.ufmg.br/~aarj/usabilidade/heur.html
|