Disciplina:
Engenharia de Produtos de Software
Código: DCC572
Professores responsáveis: Wilson de Pádua
Paula Filho / Clarindo I. P. da Silva e Pádua
Carga horária: 30 horas-aula
Créditos: 2
Tipo: Optativa
Objetivos
Fornecer
ao participante os conceitos necessários para:
·
entender um processo típico de produção
de software;
· conhecer padrões e técnicas no estado
da arte para:
- engenharia de requisitos;
- análise orientada a objetos;
- realização de testes;
- desenho das interfaces de usuário;
- desenho orientado a objetos;
- desenho detalhado e codificação;
Ementa
Um
processo para projetos de software. Levantamento e análise
dos requisitos de software. Revisões e testes. Desenho
interno de software. Implementação de software.
Documentação de uso de software.
Metodologia
Em
aulas teóricas, a disciplina cobre um processo completo
de desenvolvimento de software, compreendendo, o levantamento
de requisitos, a análise orientada a objetos, as revisões
técnicas, o desenho dos testes, o desenho das interfaces
de usuário, o desenho orientado a objetos, a implementação
e a documentação de usuário.
Programa
·
Um padrão para especificação de requisitos.
Verificação dos requisitos. Requisitos de interface,
funcionais e não funcionais. Modelagem dos casos de
uso.
· Levantamento dos requisitos. Principais técnicas:
uso da prototipagem, JAD e relacionamento com clientes.
· Análise orientada a objetos: identificação
de classes, relacionamentos, operações e atributos.
Validação dos modelos.
· Revisões técnicas. Princípios,
preparação, condução e relato
das revisões técnicas. Variantes de revisões:
revisões individuais, revisões gerenciais, revisões
de apresentação e inspeções. Papel
das revisões técnicas no controle da qualidade.
· Testes de software. Princípios dos testes:
objetivos e métodos. Tipos de teste: de unidade, de
integração, funcionais, de sistema e de regressão.
Desenho de casos de teste. Realização de testes.
Ferramentas para testes. Padrão para documentação
de testes.
· Desenho da interface de usuários. Diretrizes
básicas para interfaces de usuário. Estilos
de interação. Descrição do desenho
das interfaces de usuário. Documentação
de usuário.
· Desenho interno de software. Uso do desenho orientado
a objetos. Modularização do desenho: critérios
para partição, visibilidade e navegação.
Classes para estruturas de dados. Padrão para documentação
do desenho.
· Padrões de desenho detalhado e codificação.
Modularização detalhada. Diretrizes específicas
para linguagens orientadas a objetos. Denominação
e declaração de dados. Estruturas de controle.
Expressões. Leiaute de programas. Comentários.
Implementação de modelos orientados a objetos.
Bibliografia
Bibliografia
principal
1.
Wilson de Pádua Paula Filho, "Engenharia de Software:
Fundamentos, Métodos e Padrões", LTC Editora.
Rio de Janeiro - RJ, 2001.
Bibliografia complementar
1.
Grady Booch, Ivar Jacobson e James Rumbaugh. The Unified Modeling
Language User Guide. Addison-Wesley, Reading -MA, 1999.
2. Alan M. Davis. Software Requirements: Objects, Functions
and States. Prentice-Hall, Upper Saddle River - NJ, 1993.
3. Martin Fowler e Kendall Scott. UML Distilled - Applying
the Standard Object Modeling Language. Addison-Wesley, Reading
-MA, 1997.
4. Daniel P. Freedman e Gerald M. Weinberg. Manual de Walkthroughs.
Makron Books do Brasil, São Paulo - SP, 1993.
5. Deborah Hix e H. Rex Hartson. Developing User Interfaces:
Ensuring Usability through Product and Process. Wiley, New
York - NY, 1993.
6. IEEE. IEEE Standards Collection - Software Engineering.
IEEE, New York - NY, 1994.
7. Terry Quatrani. Visual Modeling with Rational Rose and
UML. Addison-Wesley, Reading -MA, 1998.
8. Ivar Jacobson, James Rumbaugh e Grady Booch. Unified Software
Development Process. Addison-Wesley, Reading -MA, 1999.
9. Steve McConnell. Code Complete: A Practical Handbook of
Software Construction. Microsoft Press, 1993.
10. Scott Meyers. Effective C++. Addison-Wesley, Reading,
MA, 1992.
11. William Perry. Effective Methods for Software Testing.
JohnWiley, New York, 1995.
12. James Rumbaugh, Ivar Jacobson e Grady Booch. Unified Modeling
Language Reference Manual. Addison-Wesley, Reading -MA, 1999.
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