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Disciplina: Engenharia de Produtos de Software
Código: DCC572
Professores responsáveis: Wilson de Pádua Paula Filho / Clarindo I. P. da Silva e Pádua
Carga horária: 30 horas-aula
Créditos: 2
Tipo: Optativa

Objetivos
Fornecer ao participante os conceitos necessários para:

· entender um processo típico de produção de software;
· conhecer padrões e técnicas no estado da arte para:
- engenharia de requisitos;
- análise orientada a objetos;
- realização de testes;
- desenho das interfaces de usuário;
- desenho orientado a objetos;
- desenho detalhado e codificação;

Ementa
Um processo para projetos de software. Levantamento e análise dos requisitos de software. Revisões e testes. Desenho interno de software. Implementação de software. Documentação de uso de software.

Metodologia
Em aulas teóricas, a disciplina cobre um processo completo de desenvolvimento de software, compreendendo, o levantamento de requisitos, a análise orientada a objetos, as revisões técnicas, o desenho dos testes, o desenho das interfaces de usuário, o desenho orientado a objetos, a implementação e a documentação de usuário.

Programa
· Um padrão para especificação de requisitos. Verificação dos requisitos. Requisitos de interface, funcionais e não funcionais. Modelagem dos casos de uso.
· Levantamento dos requisitos. Principais técnicas: uso da prototipagem, JAD e relacionamento com clientes.
· Análise orientada a objetos: identificação de classes, relacionamentos, operações e atributos. Validação dos modelos.
· Revisões técnicas. Princípios, preparação, condução e relato das revisões técnicas. Variantes de revisões: revisões individuais, revisões gerenciais, revisões de apresentação e inspeções. Papel das revisões técnicas no controle da qualidade.
· Testes de software. Princípios dos testes: objetivos e métodos. Tipos de teste: de unidade, de integração, funcionais, de sistema e de regressão. Desenho de casos de teste. Realização de testes. Ferramentas para testes. Padrão para documentação de testes.
· Desenho da interface de usuários. Diretrizes básicas para interfaces de usuário. Estilos de interação. Descrição do desenho das interfaces de usuário. Documentação de usuário.
· Desenho interno de software. Uso do desenho orientado a objetos. Modularização do desenho: critérios para partição, visibilidade e navegação. Classes para estruturas de dados. Padrão para documentação do desenho.
· Padrões de desenho detalhado e codificação. Modularização detalhada. Diretrizes específicas para linguagens orientadas a objetos. Denominação e declaração de dados. Estruturas de controle. Expressões. Leiaute de programas. Comentários. Implementação de modelos orientados a objetos.

Bibliografia

Bibliografia principal

1. Wilson de Pádua Paula Filho, "Engenharia de Software: Fundamentos, Métodos e Padrões", LTC Editora. Rio de Janeiro - RJ, 2001.
Bibliografia complementar

1. Grady Booch, Ivar Jacobson e James Rumbaugh. The Unified Modeling Language User Guide. Addison-Wesley, Reading -MA, 1999.
2. Alan M. Davis. Software Requirements: Objects, Functions and States. Prentice-Hall, Upper Saddle River - NJ, 1993.
3. Martin Fowler e Kendall Scott. UML Distilled - Applying the Standard Object Modeling Language. Addison-Wesley, Reading -MA, 1997.
4. Daniel P. Freedman e Gerald M. Weinberg. Manual de Walkthroughs. Makron Books do Brasil, São Paulo - SP, 1993.
5. Deborah Hix e H. Rex Hartson. Developing User Interfaces: Ensuring Usability through Product and Process. Wiley, New York - NY, 1993.
6. IEEE. IEEE Standards Collection - Software Engineering. IEEE, New York - NY, 1994.
7. Terry Quatrani. Visual Modeling with Rational Rose and UML. Addison-Wesley, Reading -MA, 1998.
8. Ivar Jacobson, James Rumbaugh e Grady Booch. Unified Software Development Process. Addison-Wesley, Reading -MA, 1999.
9. Steve McConnell. Code Complete: A Practical Handbook of Software Construction. Microsoft Press, 1993.
10. Scott Meyers. Effective C++. Addison-Wesley, Reading, MA, 1992.
11. William Perry. Effective Methods for Software Testing. JohnWiley, New York, 1995.
12. James Rumbaugh, Ivar Jacobson e Grady Booch. Unified Modeling Language Reference Manual. Addison-Wesley, Reading -MA, 1999.



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