Disciplina:
Ambientes de Programação
Código: DCC568
Professores responsáveis: Roberto da Silva Bigonha
/ Mariza A. S. Bigonha
Carga horária: 30 horas-aula
Créditos: 2
Tipo: Optativa
Ementa
Capacitar
o aluno a utilizar uma linguagem de programação
de propósito geral no desenvolvimento de aplicações
para ambientes Internet/intranet. O curso apresenta uma visão
geral da linguagem incluindo a sintaxe dos principais comandos,
conceitos básicos, características marcantes
da linguagem, histórico, tendências etc. Ao final
do curso, o aluno será capaz de desenvolver pequenas
e médias aplicações nesta linguagem.
Programa
Programação em JAVA
1. Introdução
1.1.
Histórico da Linguagem Java
1.2. Evolução
1.3. Tendências
1.4. Ambientes de Desenvolvimento
1.5. Desempenho de Aplicações Java
2.
Conceitos Básicos:
2.1.
Edição, Compilação e Distribuição
de Programas (variável CLASSPATH)
2.2. Pacotes, Classes e Arquivos
2.3. Applets e Applications
2.4. Sintaxe da linguagem
3.
API Básica
3.1.
Classes e Objetos
3.2. Manipulação de strings (String e StringBuffer)
3.3. Representação dos tipos básicos:
char, boolean, integer, etc
3.4. Sistema de Classe
3.5. Manipulação do ambiente de runtime
3.6. Pacote de utilitários: listas, pilhas, hash,
etc
3.7. Manipulação de Datas
4.
Interface Gráfica de Usuário (Conceitos Básicos)
4.1.
Swing - Hierarquia de Componentes Gráficos
4.2. Modelo MVC
4.3. Gerenciadores de Disposição - (Layout
Managers)
4.4. Manipulação de Sons e Imagens
4.5. JFC (Java Foundation Classes)
4.6. Impressão
5.
Tratamento de Exceção
6.
Applets
6.1.
Conceitos Básicos
6.2. Integração com HTML e tags
6.3. Potencialidades e Restrições
6.4. Recebimento de Parâmetros e Comunicação
com o Browser
6.5. Desenvolvimento e Distribuição de Applets
7.
Arquivos
7.1. Conceitos Básicos - Filtros
7.2. Hierarquia de Classes de Streams em Java
7.3. Impressão
7.4. Manipulando Arquivos ZIP
8.
Processos Leves
8.1.
Conceitos Básicos
8.2. Estados de uma Thread
8.3. Escrevendo programas multithreadeds
8.4. Considerações sobre eficiência
e consumo de recursos
8.5. Manipulação de Threads para Aplicações
Gráficas e Applets
9.
API de Rede em Java
9.1.
Conceitos Básicos - Arquiteturas Cliente-Servidor
e Aplicações MultiCamadas
9.2. TCP/IP
9.3. Soquetes e Datagramas
9.4. Interação com CGIs
9.5. Aplicações multithreadeds cliente-servidor
Bibliografia
1.
Arnold, Ken & Gosling, James, The Java Programming
Language, Addison-Wesley, Second Edition, 1997, ISBN 0-201-31006-6.
2. Peter van der Linden, Just Java, Makron Books do
Brasil, 1997.
3. Gary Conell & Cay S. Horstmann, Core Java, Makron
Books, 1997.
4. Stephen Gilbert and Bill McCarty, Object-Oriented Programming
in Java, Mitchell Waite Signature Series, 1997.
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